terça-feira, 1 de junho de 2010

13 CANÇÕES P/ FILOSOFAR...

TOCANDO EM FRENTE

Renato Teixeira

Composição: Almir Sater e Renato Teixeira

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe,
Eu só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder seguir
É preciso chuva para florir

Sinto que seguir a vida
Seja simplesmente
Conhecer a marcha
E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou

Cada um de nós compõe
A sua própria história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
De ser feliz

Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

All You Need Is Love

The Beatles

Composição: John Lennon & Paul McCartney

Tudo O Que Você Precisa É De Amor

Amor, amor, amor

Amor, amor, amor

Amor, amor, amor

Não há nada que você possa fazer que não possa ser feito

Nada que você possa cantar que não possa ser cantado

Nada que você possa dizer, mas você pode aprender como jogar o jogo

É fácil

Nada que você possa fazer que não se possa fazer

Ninguém a quem você possa salvar que não possa ser salvo

Nada que você pode fazer, mas você pode aprender como ser com o tempo

É fácil

Tudo o que você precisa é de amor

Tudo o que você precisa é de amor

Tudo o que você precisa é de amor, amor

Amor é tudo o que você precisa

Amor, amor, amor

Amor, amor, amor

Amor, amor, amor

Tudo o que você precisa é de amor

Tudo o que você precisa é de amor

Tudo o que você precisa é de amor, amor

Amor é tudo o que você precisa

Não há nada que você possa saber que não possa ser conhecido

Nada que você possa ver que não possa ser visto

Nenhum lugar onde você possa estar que não seja onde você quer estar

É fácil

Tudo o que você precisa é de amor

Tudo o que você precisa é de amor

Tudo o que você precisa é de amor, amor

Amor é tudo o que você precisa

Tudo o que você precisa é de amor

Tudo o que você precisa é de amor

Tudo o que você precisa é de amor, amor

Amor é tudo o que você precisa

Amor é tudo o que você precisa

Amor é tudo o que você precisa

Amor é tudo o que você precisa

Amor é tudo o que você precisa

Amor é tudo o que você precisa

(Ela te ama, yeah yeah yeah!)

Segredo da Luz

Raul Seixas

Composição: Raul Seixas e Kika Seixas

Os olhos verdes que piscam no escuro de céu
Filho da luz, fui nascido da lua e do sol!
Nas noites mais negras do ano eu mostro minha voz;
Estrelas, estrelas
As estrelas elas brilham como eu!
As nuvens vagueiam no espaço sem lar nem raiz
0 ódio não é o real é a ausência do amor
No fim é um grande oceano, mãe, mãe filho e luz...
Estrelas, estrelas
As estrelas elas brilham com nós!
As trevas da noite assustam escondendo o segredo da luz!
Da luz que gargalha do medo do escuro
Que é quando os meus olhos não podem enxergar!
Dia , noite,
Se é dia sou dono do mundo e me sinto filho do sol
Se é noite eu me entrego às estrelas em busca de um farol
Estrelas, estrelas,
As estrelas elas brilham como eu.
As trevas da noite...

Caminhos

Raul Seixas

Composição: Raul Seixas/Paulo Coelho

Você me pergunta
Aonde eu quero chegar
Se há tantos caminhos na vida
E pouca esperança no ar
E até a gaivota que voa
Já tem seu caminho no ar
O caminho do fogo é a água
O caminho do barco é o porto
O do sangue é o chicote
O caminho do reto é o torto
O caminho do bruxo é a nuvem
O da nuvem é o espaço
O da luz é o túnel
O caminho da fera é o laço
O caminho da mão é o punhal
O do santo é o deserto
O do carro é o sinal
O do errado é o certo
O caminho do verde é o cinzento
O do amor é o destino
O do cesto é o cento
O caminho do velho é o menino
O da água é a sede
O caminho do frio é o inverno
O do peixe é a rede
O do vil é o inferno
O caminho do risco é o sucesso
O do acaso é a sorte
O da dor é o amigo
O caminho da vida é a morte!

"E você ainda me pergunta:
aonde é que eu quero chegar,
se há tantos caminhos na vida
e pouquíssima esperança no ar!
E até a gaivota que voa
já tem seu caminho no ar!"

O caminho do risco é o sucesso
O acaso é a sorte
O da dor é o amigo
O caminho da vida é a morte!

Estranho no Ninho

Marcelo Nova

Composição: Marcelo Nova

A cada passo que dei
Apaguei as pegadas
Pra que nem eu soubesse
Como fazer pra voltar
Que a trilha do desafio
Nunca chegasse ao fim
E agora todo esse esforço
Parece estranho pra mim

Alguns amigos da estrada
Já não correm comigo
Seus sonhos e seus segredos
Já não correm perigo
Cruzes plantadas no chão
São as flores deste jardim
A morte exibe suas formas
Tão estranhas pra mim

Houve um tempo em que eu
Lhe conhecia inteira
E não havia poeira
Que eu não pudesse soprar
Mas ainda não sei
Como ficamos assim
Até a cor dos seus olhos
Hoje é estranha pra mim

As vezes penso que fiz
Alguma coisa importante
Que vai mudar num instante
O que sempre foi igual
Sinto que é a saída
Do que eu não estava a fim
Mas é somente a chegada
De algo estranho pra mim

Pessoas ficam me olhando
Com um sorriso estampado
Outras gritam e apontam
Erguendo o punho cerrado
Pensam saber da minha vida
Se sou bom ou ruim
Tantas mãos acenando
Todas estranhas pra mim"

A canção da morte

Marcelo Nova

Ei! pai morte estou voando para o ninho
nesta noite fria estou tão sozinho
Ei! velho pai sigo o seu caminho


irmão morte não chora mais nada
minha mae também ja descança calada
caveleiro morte por favor traga a espada


oh criança morte vá lamber sua sorte
sugar o ceio, beber sua morte
a dor se foi ficou o corte.


bela esposa morte sinto seu pedido
Ei vizinha morte ouço seu ruido
irmã morte doce é seu gemido


ei passaro morte bata suas assas
amante morte sua cova é raza
amiga morte eu vou para casa


velho avó morte seu cheiro eu não esqueço
professora morte eu lhe agradeço
por me mostrar que tudo tem seu preço


Ei pai morte mais um ades
vc me fez então meu deus
seus Traços agora são meus.

Noite

Marcelo Nova

Composição: Marcelo Nova

O vento chega, sopra seco e afiado
Vem batendo tão pesado, quer nocautear a noite
Dos quartos saem gemidos disfarçados
E arranha-céus desesperados
Apontam pra barriga da noite
Noite, talvez pelo seu tamanho
Me faz sentir um corpo estranho
Não lhe posso pertencer
Noite, eu lhe adoro e lhe detesto
Mas me conformo com o seu resto
O dia que vai nascer
Carros possuem olhos sempre acessos
Atropelam qualquer medo, buzinando nos ouvidos da noite
Mendigos com seus passos vagabundos
De remorsos tão profundos, cospem na cara da noite
Noite, talvez pelo seu tamanho
Me faz sentir um corpo estranho
Não lhe posso pertencer
Noite, eu lhe adoro e lhe detesto
Mas me conformo com o seu resto
O dia que vai nascer
Gritos, cortam o peito do silêncio
Murmúrios de nervos tão tensos
Ecoam na calada da noite
Prostitutas de insônia atrevida
Com corujas escondidas
Em baixo das saias da noite
Noite, talvez pelo seu tamanho
Me faz sentir um corpo estranho
Não lhe posso pertencer
Noite, eu lhe adoro e lhe detesto
Mas me conformo com o seu resto
O dia que vai nascer
Chuva de água mole em pedra dura
Viaja em nuvens tão escuras
Urinando na boca da noite
Cães vadios rosnam por sua fatia
E vingam sua hidrofobia,
Mordendo as pernas da noite
Noite, talvez pelo seu tamanho
Me faz sentir um corpo estranho
Não lhe posso pertencer
Noite, eu lhe adoro e lhe detesto
Mas me conformo com o seu resto
O dia que vai nascer

O Deus de Deus

Marcelo Nova

Composição: Marcelo Nova

Após ter criado
O céu e a Terra
Deus parecia cansado
Tantos raios perenes
De fúrias e luz
De noites escaladas
Distantes azuis

Deus andava mesmo
Excessivamente preocupado
Então Deus perguntou a seu Deus
Se ele abençoaria este mundo
Mas só obteve como resposta
Um silêncio profundo

Deus disse "Senhor"
Vois que sois o meu Deus
E criastes a mim
Vós que sois o mais justo
O bem infinito
Não me deixe pra trás
Nâo sufoque meu grito

Era verão
E deus não conseguiu dormir
Em seu próprio jardim
E vieram animais
Serpentes, pardais
As portas do paraíso

Dia e noite ocupado
Um ser obcecado
Como um Deus que
Perdeu o juízo

Do barro esculpiu
Deu forma e cospiu
Sua obra de arte
Inspirado em processo
Arrancou-lhe a costela
Pra que outra mais bela
Pudesse criar

E pela primeira
E ultima vez
Deus chorou de emoção
Mas estava exausto
E não quis entender
O que chamou de pecado

Que a Terra seja maldita
Eu não quero vocês
Aqui do meu lado
Como criaturas que escapa
Ao controle do seu criador

Exertados que foram
De ódio e vingança
Não gostaram da imagem
Nem viram semelhança

Os animais acharam
Que seu Deus não era justo
Então Deus perguntou a seu Deus
Tantos tempo esforço pra que
E pensou como seria
Se talvez um dia
Ao menos pudesse entender

Faça a Coisa Certa

Marcelo Nova

Composição: Marcelo Nova

"Que coisa é essa que lhe arranca da cadeira
Lhe põe de pé e faz você partir
Mas que também lhe traz de volta e nessa volta
Você pergunta como é que pode ir

Que coisa é essa que não dá explicação
Nem sempre justa e quase sempre radical
Que toma e leva e foge pela contramão
Você não tem happy end no final

O café está frio, os papéis estão voando
A casa está deserta e ninguém mais sabe fazer a coisa certa

Que coisa faz você cumprir a sua sina
Que lhe ensina a sentir medo de tentar
Se é o acaso que lhe espera lá na esquina
E é com ele que você vai se tentar

Que coisa faz você queimar como um cometa?
Já lhe desperta antes mesmo de dormir
Que engole e suga como uma boceta
Espreme e prende pra lhe fazer explodir

Que coisa é essa que puxa o seu tapete
Quando você se prepara pra voar
Tão intensa e violenta quanto a vida
Tal qual a morte não se pode evitar

Que coisa é essa estampada em sua face
Não se assuste por não poder controlar
Pois o mal cheiro onde quer que a gente passe
Vem de um perfume que nós ainda vamos usar"

Acredito No Amor

Nasi

Acredito no amor
Sem contratos e convenções
Acredito no amor
com desvios e contradições
Como uma pluma ao vento
um impulso violento
Algo que ninguém
Consegue nem bem explicar
Acredito no amor
Nem que seja apenas uma noite de amor
Ouvir e repetir
Dia e Noite sem parar
Um cinto salva-vidas
Pra solidão não te afundar
Da boca pra fora tudo pode te engolir
Mas não estou louco!
Eu sinto, eu vivo, estou aqui!
Acredito no amor
Nem que seja apenas uma noite de amor
De olhos bem fechados
Como parte de uma dança
São notas musicais
Um sentimento que avança
É um aprendizado que ninguém jamais alcança
É cumplicidade, muito mais que uma aliança
Acredito no amor
Nem que seja apenas uma noite de amor
Seja como for eu acredito no amor

Intuição

Oswaldo Montenegro

Composição: Ulysses Guimarães

Canto uma canção bonita,
Falando da vida, em 'Ré maior'.
Canto uma canção daquela
De filosofia,
Do mundo bem melhor.

Canto uma canção que agüente
Essa paulada, e a gente
Bate o pé no chão.
Canto uma canção daquela
Pula da janela
Bate o pé no chão.

Sem o compromisso estreito
De falar perfeito,
Coerente ou não.
Sem o verso estilizado,
O verso emocionado
Bate o pé no chão...

Canto uma canção bonita
Falando da vida, em 'Ré maior'.
Canto uma canção daquelas
De filosofia,
E mundo bem melhor

Canta uma canção que agüente
Essa paulada, e a gente
Bate o pé no chão.
Canto uma canção daquela
Pula da janela
Bate o pé no chão.

Sem o compromisso estreito
De falar perfeito,
Coerente ou não.
Sem o verso estilizado,
O verso emocionado
Bate o pé no chão...

Canto o que não silencia
É onde principia a intuição
E nasce uma canção rimada
Da voz arrancada
Ao nosso coração

Como, sem licença, o sol
Rompe a barra da noite
Sem pedir perdão!
Hoje quem não cantaria
Grita a poesia
E bate o pé no chão!

E hoje quem não cantaria
Grita a poesia
E bate o pé no chão!

Sem o compromisso estreito
De falar perfeito,
Bate o pé no chão
Sem o verso estilizado,
O verso emocionado
Bate o pé no chão...

Canto uma canção bonita
Falando da vida, em 'Ré maior'.
Canto uma canção daquela
De filosofia,
Do mundo bem melhor.

Canto uma canção que agüente
Essa paulada, e a gente
Bate o pé no chão.
E hoje quem não cantaria
Grita a poesia.
Bate o pé no chão...

A Lista

Oswaldo Montenegro

Composição: Oswaldo Montenegro

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?
Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?

Porra Mano!

(Zé Geraldo)

Eu acredito piamente em Deus

não consigo mais acreditar nos homens

o homem

outrora único animal inteligente

se especializou em fazer guerras

invadir, matar, destruir

tanto faz

pelas ruas do oriente

numa esquina do ocidente

tanto faz

se mata em nome de Deus

se morre em nome da paz

eu vi no jornal e na televisão

um cidadão formado numa grande universidade

alto QI

eu vi

no jornal e na televisão

o cara mostrando sua ultima invenção

uma arma moderna com alto poder de destruição

pra que? Pra matar seu próprio irmão

eu acredito piamente em Deus

não consigo mais acreditar nos homens

cada dia mais e mais

mulheres, crianças, velhos e moços

defendem seu pão

arrastando carroças pelas ruas do país

e bem aqui embaixo do nosso nariz

um pobre coitado dormindo na rua

é atacado e morto a paulada

de tocaia em plena madrugada

porra mano

porra mano

-A SEGUIR ALGUNS DISCOS DE ONDE FORAM TIRADAS AS FAIXAS ACIMA ALÉM DE OUTRAS PÉROLAS PRA SI ENFEITAR O AUTOCONHECIMENTO. Célio limA.


CÉLIO LIMA.
sociedadefdp@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário