quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ESTUDANTES PRESOS PELA POLÍCIA – GRANDES MANIFESTAÇŐES DE PROTESTO.



ESTUDANTES PRESOS PELA POLÍCIA – GRANDES MANIFESTAÇŐES DE PROTESTO.



Quando eu era pequeno, em 1975, mais ou menos, aconteceu uma greve de estudantes na universidade que ficava nos arredores da rua na qual eu morava. Houve muita movimentação naqueles dias. No meu prédio, e em especial na minha casa se discutia sobre o que estava acontecendo. Num daqueles dias, eu estava voltando da escola pelo lado da calçada em que eu morava. Tinham policiais na rua, mas eu não pensei que eles poderiam me machucar, já que eu tinha aprendido em casa que eles estavam na cidade para proteger as pessoas contra os perigos e não para machucá-las. Pois bem, eu continuei andando na direção de casa e passei por perto de um daqueles policiais: ele me empurrou e eu levei um grande susto. 
Cheguei assustado no prédio e no térreo encontrei uma moça que morava lá também e era estudante daquela universidade e estava apoiando a greve. Não me lembro o nome dela, mas conversamos sobre a greve naquela universidade. Ela disse que os estudantes estavam lutando pela libertação de um estudante que tinha sido preso por lutar contra a ditadura. Eu perguntei para ela se não era perigoso enfrentar o governo. Ela me explicou que era uma questão de solidariedade e que se as pessoas aceitassem caladas as arbitrariedades das autoridades nunca teríamos liberdade para sermos nós mesmos. Eu perguntei se o estudante preso era ou não comunista. Ela respondeu que comunista ou não, o fato é que era alguém que tinha tido a coragem de dizer não para pessoas que machucavam as outras. Já que eu tinha levado um empurrão do policial, achei que o que me dizia aquela jovem vizinha fazia sentido.
Quando cheguei em casa, falei com minha mãe sobre tudo aquilo e ela me proibiu de ir até a universidade dizendo que estudantes universitários eram perigosos. Mas depois do empurrão que eu levei, eu fiquei mais propenso a achar que perigosos eram os policiais, que até então eu tanto respeitava. Poucos dias depois comentei com alguém da minha casa que eu estava simpatizando com os estudantes. Aquela pessoa olhou para mim e disse: - Você já é comunista!
Mais tarde o aluno foi solto. Mais tarde a ditadura militar foi desmoralizada e caiu de modo vergonhoso. Hoje sinto que apesar dos problemas que temos a liberdade é um grande valor a ser preservado. Quando cenas de policiais prendendo jovens se repetem, me lembro daqueles tempos tristes, nos quais policiais empurravam crianças voltando da escola.
E tem mais. Naquele tempo que eu era menino eu não sabia, mas hoje dá para notar, o governo mentia para a população, dizia que comunista comia criança e eu cheguei a acreditar naquilo. Também diziam que a maconha era a erva do diabo. Mas, pensando bem, se comunista, hoje sabemos, não come necessariamente criancinhas, talvez a maconha não seja isso que eles diziam para mim quando eu era criança. 
Uma coisa que me faz pensar nisso é o fato de me lembrar que naquele tempo mais ou menos o Gilberto Gil foi preso, junto com o Caetano Veloso, fumando maconha num quarto de hotel, se não me engano. Eu pensei na época, que se eles fumavam aquilo, então eles deveriam começar a ficar magros, não querer mais trabalhar e morreriam em poucos meses internados num hospital de doidos, pois era isso que se dizia na época e se fala ainda. Mas não aconteceu nada daquilo! O que aconteceu foi uma coisa impressionante! Anos depois, Gilberto Gil bem nutrido, se tornou Ministro da Cultura! Assim passei a me perguntar: será que também inventaram uma mentira a respeito da maconha? Ou será que alguns são imunes ao mal que ela faz e outros são hereditariamente passiveis de emagrecer, virar preguiçosos e morrer no hospital de doido?
Para completar, estão dizendo por ai que o Fernando Henrique Cardoso, aquele que foi PRESIDENTE DO BRASIL e não um mero Ministro da Cultura, não só já teria fumado aquela erva mal afamada, mas estaria até mesmo propondo,(fazendo eco com o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Bil Clinton) que se a descriminalizasse. Será que estas informações procedem ou são invenções criadas por alguma mídia, ou algum gênio maligno – como diria Descartes – para me confundir?
Se elas procederem (aquelas informações) fico agora tentado a pensar se não foi exatamente aquela erva que deu inspiração para Gilberto Gil virar Ministro da Cultura e FHC e Bil Clinton virarem presidentes!? Não! Assim já é demais. Já não sei mais nada.
Uma coisa, porém, é certa: o Gil e o Caetano fazem poesias muito lindas! Será...? Deixa prá lá... Assim eu fico confuso. Uma vez falaram que aquelas «Folhas» que podaram na música Coração de Estudante de Milton Nascimento, estaria falando daquela «coisa»? Sera? Se for assim... uma coisa é certa. Tem mentiras, por parte dos governantes e das... (leis?) sobre ela?
Meu lado menino, ferido até hoje por aquele empurrão imerecido, gostaria de viver numa «pátria amada mãe gentil», que me contasse a verdade sobre as coisas... pois, caso contrário, não vou poder entender o que acontece e, sem entender o que acontece, não vou poder raciocinar direito e, sem raciocinar direito, não vou poder ser um bom brasileiro e, sem ser um bom brasileiro, não vou merecer estudar na universidade.
Em conclusão. Proponho que suspendam a lei que prende os outros por causa daquela mal afamada plantinha e se instaure um inquérito para se apurar as mentiras e as verdades sobre os malefícios e/ou benefícios dela. Enquanto isso é conveniente pedir desculpas também aos garotos que foram presos. Já que se no fim se descobrir que tudo o que diziam e dizem daquela planta não passou de mentiras inventadas por algum gênio maligno, aqueles meninos merecerão no mínimo um cargo de ministro. Ou de presidente?







Nenhum comentário:

Postar um comentário